Episoder

  • Em época de arame farpado e muros que separam países e de discursos de ódio que destilam xenofobia, viemos falar de imigração. Neste quarto episódio do Quarta Capa, os escritores Kalaf Epalanga - angolano que vive em Berlim, escritor, músico e curador, autor dos livros Minha pátria é a língua pretuguesa e Também os brancos sabem dançar - e Gabriel Mamani - boliviano que mora no Brasil, escritor do recém-lançado Seul, São Paulo - falam sobre o fato de serem imigrantes, o patriotismo, a língua e o amor. Além deles, temos convidados como a chilena Renata Spos, a venezuelana Iriana Moreira (professora do @abracocultural), o moçambicano Teodósio Nzualo, e o professor de história brasileiro, que vive em Portugal, Gilson Brito (@gilsonbritoof). O trecho, lido no episódio por Tarcila Tanhã (@vratata), foi do livro "A estrangeira", de Claudia Durastanti.

    Quem faz o Quarta Capa:

    Apresentação, produção, roteiro: Tatiany Leite

    Edição: Maurício Caetano

    Apoio de produção: Nathalia Pazini

    Artes: Mariana Neves

    Autores entrevistados: Kalaf Epalanga e Gabriel Mamani

    Participação especial: Renata Spos, Iriana Moreira, Teodósio Nzualo, Gilson Brito e Tarcila Tanhã (@vratata)

    Livros deste episódio: Também os brancos sabem dançar, Minha pátria é a língua pretuguesa, Seul, São Paulo; A estrangeira

    Quadro "Que livro é esse?":

    - A VIDA PELA FRENTE, Émile Ajar (Romain Gary)

    - ESSA COISA VIVA, Maria Esther Maciel

    - EVA, Nara Vidal

    Participação de Lusi, da comunicação, e Camila, de direitos autorais



  • Aquele assunto que gera tapa na mesa do bar, que faz a gente escutar aquela frase “EU SÓ ACHO QUE…”, que causa discussão e gritaria, sobretudo numa era em que tudo está conectado e pode ser divulgado na internet, causando talvez um frisson porque gera a pergunta: E aí? Todo mundo pode opinar sobre literatura agora? Precisa ter um dom? Um jornal para chamar de seu?

    Tiago Ferro - um dos fundadores da plataforma de publicações independentes e-galáxia e da revista de ensaios Peixe-elétrico, ensaísta e ficcionista, autor de livros como “O pai da menina morta" e “O seu terrível abraço” - e Thiago Mio Salla, organizador da Coleção Graciliano Ramos na Todavia, falam sobre quem tem e quem teve cacife para falar sobre literatura. Além deles, chamamos alguns profissionais do mercado do livro para opinar sobre o assunto: Diana Passy (@dianapassy), Mell Ferraz (@blogliteraturese), Patrick Torres(@patzzic) e Paulo Ratz, do @livrariaemcasa.


    Quem faz o Quarta Capa:

    Apresentação, produção, roteiro: Tatiany Leite

    Edição: Maurício Caetano

    Apoio de produção: Nathalia Pazini

    Artes: Mariana Neves

    Autores entrevistados: Tiago Ferro e Thiago Mio Salla

    Participação especial: Diana Passy (@dianapassy), Mell Ferraz (@blogliteraturese); Patrick Torres(@patzzic) e Paulo Ratz (@livrariaemcasa).

    Livros deste episódio: Angústia, de Graciliano Ramos

    Vidas Secas, de Graciliano Ramos

    O seu terrível abraço, de Tiago Ferro

    Coleção Antonio Candido

    Quadro "Que livro é esse?": - NOSSOS AMIGOS, OS OGROS, K. G. Subramanyan

    - BOA NOITE, BO, Kjersti Annesdatter Skomsvold e Mari Kanstad Johnsen- BAILINHO, Carlos Eduardo Pereira e Zansky- MENINO ESTRELA, Claire A. Nivola- A HISTÓRIA DE UM CARACOL QUE DESCOBRIU A IMPORTÂNCIA DA LENTIDÃO, Luis Sepúlveda

    Participação de Ana Clara Oliveira e Gabriel Formiga, ambos da Baião, o selo da Todavia para as infâncias.



  • Manglende episoder?

    Klik her for at forny feed.

  • Eva, Maria, as mães do Rei Salomão, Lady Macbeth, Madame Bovary, Dona Glória, Capitu, Sinha Vitória, Carolina Maria de Jesus: essas são algumas das mães que podem vir à sua cabeça caso alguém te pergunte sobre a presença de mães na literatura… Mas, você já parou para pensar sobre o que cada uma delas têm em comum?

    Neste segundo episódio da nova temporada do Quarta Capa, as escritoras Maria Esther Maciel - ficcionista, poeta, editora e ensaísta, autora de livros como Pequena enciclopédia de seres comuns e Essa coisa viva - , e Giovana Madalosso - escritora que publicou, dentre outras obras, Tudo pode ser roubado e SUÍTE TÓQUIO; falam sobre escrita e maternidade. Além delas, convidamos algumas mães para indicarem suas outras mães preferidas da literatura. Para saber quais foram as indicações da Gabi Oliveira (@gabidepretas), Nara Vidal (@_naravidal), Xan Ravelli (@xanravelli), Luiza Voll (@luisavoll e @contente.vc) e Carol Rocha (@tchulim) você vai ter que ouvir o episódio!

    Quem faz o Quarta Capa:

    Apresentação, produção, roteiro: Tatiany Leite

    Edição: Maurício Caetano

    Apoio de produção: Nathalia Pazini

    Artes: Mariana Neves

    Autores entrevistados: Maria Esther Maciel e Giovana Madalosso

    Participação especial: Gabi Oliveira (@gabidepretas); Nara Vidal (@_naravidal), Xan Ravelli (@xanravelli), Luiza Voll (@luisavoll e @contente.vc) e Carol Rocha (@tchulim)

    |Livros deste episódio:

    Suíte Tóquio, de Giovana Madalosso

    Essa coisa viva, de Maria Esther Maciel

    Eva, de Nara Vidal

    A máquina de leite, de Szilvia Molnar

    A segunda mãe, de Karin Hueck

    Nós, mulheres, de Rosa Montero

    - Quadro "Que livro é esse?": A morte de Vivek Oji, de Akwaeke Emezi

    A morte e o meteoro, de Joca Reiners Terron

    A nuvem negra, de Fred Hoyle

    Contra fogo, de Pablo Casella

    Quando os prédios começaram a cair, Mauro Paz

    Participação de Amanda Azevedo, da comunicação, e Isadora Mendes, do comercial.



  • Você já parou para pensar em todas as mudanças que te atravessam ao longo do dia? Bom, se não, agora vai, porque esse é o tema do primeiro episódio da nova temporada do Quarta Capa, o podcast da editora Todavia, agora com apresentação e roteiro de Tatiany Leite (@tatianyleite).

    Os escritores Ricardo Aleixo - poeta, performer, músico e artista visual, autor de livros como “Pesado demais para a ventania” e “Sonhei com o anjo da guarda o resto da noite” - e Natalia Timerman - escritora e médica psiquiátrica, que publicou, dentre outras obras, “Copo Vazio” e “As pequenas chances” falam sobre como as MUDANÇAS interferem nas suas produções literárias. Também temos a participação especial do físico Felipe Guisoli (@universonarrado) e uma competição BRABA que colocou a equipe da Todavia uma contra a outra, mas aí você vai ter que escutar o episódio para entender!

    Quem faz o Quarta Capa:

    Apresentação, produção, roteiro: Tatiany Leite

    Edição: Maurício Caetano

    Apoio de produção: Nathalia Pazini

    Artes: Mariana Neves

    Autores entrevistados: Natalia Timerman, Ricardo Aleixo

    Participação especial: Felipe Guisoli (@univsersonarrado)

    Livros deste episódio:

    Sonhei com o anjo da guarda o resto da noite, de Ricardo Aleixo

    As pequenas chances, de Natalia Timerman

    Quadro "Que livro é esse?": Sonhos de uma menina negra, de Jacqueline Woodson (Baião Livros)

    Rosshalde, de Hermann Hesse

    Nevada, de Imogen Binnie

    Participação de Nathalia Pazini e Nathalia Bergocce



  • O Quarta Capa encerra sua temporada de 2023 com uma festa. Mas é uma festa diferente. Para participar do encontro anual da família A.M.E.B.A., você deve separar a sua roupa mais estilosa, escalar o seu par e se reunir com Assombrações, Magos, Encantados, Bruxos e Afins. Esse é o BAILINHO, de autoria do escritor Carlos Eduardo Pereira e do ilustrador e artista gráfico Zansky. Neste último episódio, os autores batem um papo com Ricardo Terto sobre criar e reimaginar personagens que nos convidam para dançar em todas as idades. A banda de monstros já está a postos, então dê o play neste bailinho e descubra se essa brincadeira é muito perigosa.

    ===

    Saiba mais sobre Bailinho

    A temporada toda já está no ar, então compartilhe o programa e siga o Quarta Capa nas suas plataformas favoritas : )

    ===

    Quem faz o Quarta Capa:

    Apresentação: Ricardo Terto
    Produção, roteiro e edição: Ricardo Terto
    Pauta e apoio de produção: Amanda Azevedo, Lulie Macedo e Nathalia Pazini
    Este episódio também contou com o apoio de: Laís Varizi Artes: Mariana Neves
    Uma produção de Rebentar Central de Histórias

  • O Marca Página de dezembro é especial para encerrar um ano de grandes lançamentos da Todavia.

    Durante toda temporada o programa, apresentado por Clara Karepovs, detalhou para nossos ouvintes e leitores cada uma das obras lançadas pela Todavia em 2023 que poderiam ocupar um espaço na sua estante ou na sua cabeceira.

    Para fechar, a gente resolveu fazer algo diferente: convidamos parte da equipe da Todavia para falar no quadro Primeiras Impressões quais seus livros preferidos de 2023. E no final a Clara também vai contar qual foi o dela.
    E você, qual seu lançamento favorito de 2023?

    Participam deste episódio:
    Lulie Macedo, Lusi Sousa, Mariana Neves e Nathália Bergocce.

    Descubra mais sobre todos os livros citados neste programa em todavialivros.com.br

    Apresentação: Clara Karepovs
    Produção: Amanda Azevedo e Ricardo Terto
    Edição e Roteiro: Ricardo Terto



  • Os desafios e descobertas ao organizar a reunião da obra de um dos maiores autores da nossa história

    O Quarta Capa de novembro é especial. Durante toda a temporada trouxemos autoras e autores para falar sobre seus processos criativos, já neste episódio a conversa vai ser sobre um projeto que durou mais de 4 anos e envolveu mais de 20 pessoas de diversas especialidades para o lançamento inédito de uma caixa com 26 volumes de tudo o que já foi produzido durante o período de vida pelo escritor Machado de Assis. A caixa Todos os livros de Machado de Assis é resultado da parceria entre a Todavia e o Instituto Itaú Cultural e, para falar sobre a complexidade e nuances deste trabalho, Ricardo Terto bate um papo com o professor Hélio de Seixas Guimarães, organizador e idealizador do projeto que, entre outras coisas, conta como é observar cronologicamente o desenvolvimento da escrita de Machado em diversas linguagens como teatro, conto, poesia e é claro, os aclamados romances, além de comentar decisões importantes do projeto editorial como a de preservar a pontuação original utilizada pelo autor. O episódio ainda conta com as participações do professor Paulo Dutra, responsável pelas anotações sobre a presença da questão da racial da obra de Machado, e Aline Valli, que traz um pouco sobre a construção do projeto gráfico, que inclui até mesmo uma família tipográfica exclusiva, a Machado Serifada.

    ===

    Saiba mais sobre Todos os livros de Machado de Assis
    E não se esqueça de seguir o Quarta Capa nas plataformas de áudio. :)

    ===



    Quem faz o Quarta Capa:
    Apresentação: Ricardo Terto
    Produção, roteiro e edição: Ricardo Terto
    Pauta e apoio de produção: Amanda Azevedo, Lulie Macedo e Nathalia Pazini
    Artes: Mariana Neves
    Uma produção de Rebentar Central de Histórias.
    contato: [email protected]




  • Múltiplas camadas da sociedade são exploradas com maestria nos lançamentos imperdíveis da Todavia em Novembro. Da beleza do cotidiano que se choca com o racismo e a desigualdade social a um panorama irônico sobre o judiciário brasileiro. Da mistura de realidade e ficção para tratar de um mundo que caminha para a frieza matemática a um estudo sobre a loucura e seu papel na arte e na literatura. Da impressionante história de como o Brasil recebeu o médico nazista mais procurado do mundo à realidade massacrante dos profissionais de saúde do Brasil. Ouça agora os detalhes de cada uma das boas histórias de novembro na voz de Clara Karepovs.

    Saiba mais sobre os livros citados neste episódio em todavialivros.com.br

    Quem faz o Marca Página:Produção, roteiro e edição: Ricardo TertoApresentação e roteiro: Clara Karepovs
    Apoio de produção: Amanda Azevedo e Nathalia Pazini
    Contato: [email protected]

  • Escolhas, encontros e os laços que o homem produz e desfaz com o ambiente ao seu redor.

    O Quarta Capa de outubro traz uma conversa com a autora portuguesa, nascia em Moçambique, Isabela Figueiredo sobre seu novo livro, UM CÃO NO MEIO DO CAMINHO, semifinalista do Prêmio Oceanos em 2023.

    Seu novo romance traz uma história delicada, humana, afetiva e que nos faz refletir sobre como construímos ou desperdiçamos afetos. José Viriato, protagonista do livro, é um homem que decidiu não comer mais carne e vive na periferia de Lisboa apenas com a companhia de seus cães, até que a chegada de uma vizinha discreta, apelidada pelos demais moradores de Matadora, vai transformar seus mundos para sempre.

    Nesse papo com Ricardo Terto, a autora conta detalhes de como foram as escolhas que ela tomou para esse livro escrito ao longo de cinco anos, como surgiram os temas, como sua paixão particular por cães ajudou a compor a motivação da história e como a música faz parte do seu processo criativo, entre outras coisas. Aliás, vale ouvir a playlist com as músicas citadas por Isabela Figueiredo no livro em:

    https://open.spotify.com/playlist/382l4dMosjusYqbundlde3



    ===

    Saiba mais sobre Um cão no meio do caminho.

    E não se esqueça de seguir o Quarta Capa nas plataformas de áudio. :)===

    Quem faz o Quarta Capa:
    Apresentação: Ricardo Terto
    Produção, roteiro e edição: Ricardo Terto
    Pauta e apoio de produção: Amanda Azevedo, Lulie Macedo e Nathalia Pazini
    Artes: Mariana Neves
    Uma produção de Rebentar Central de Histórias.c

    ontato: [email protected]

  • Dramas familiares, conflitos de ordem pessoal e transformações sociais se chocam nos lançamentos de outubro, que ainda traz o tão aguardado livro-agenda Ano Todavia 2024. Clara Karepovs conta os detalhes de cada um desses lançamentos neste Marca Página, que ainda conta com a participação do editor Leandro Sarmatz, contando suas primeiras impressões sobre O LIVRO BRANCO, o novo romance da escritora sul-coreana Han Kang, autora de A VEGETARIANA e ATOS HUMANOS.

    Ouça agora e descubra sua próxima boa história. : )Saiba mais sobre os livros citados neste episódio em todavialivros.com.br


    Quem faz o Marca Página:

    Produção, roteiro e edição: Ricardo Terto

    Apresentação e roteiro: Clara Karepovs

    Apoio de produção: Nathalia Pazini

    Contato: [email protected]

  • A nossa convidada de hoje gosta de povoar seus livros com muitos personagens que cruzam suas histórias através das ruas de bairro, dos corredores do conjunto habitacional, no caminho para o trabalho, nas calçadas. Ela diz que gosta de ouvir mais do que falar, mas além de falar muito bem, é nesse processo de escuta, seja de conversas pescadas na condução, seja de discos da avó, que ela foi construindo seu imaginário literário.

    Hoje o Quarta Capa conversa com a autora Lilia Guerra, que acabou de publicar pela Todavia o romance O CÉU PARA OS BASTARDOS. Nele conhecemos as figuras de um lugar chamado Fim-do-Mundo, um bairro de periferia onde mora Sá Narinha, uma empregada doméstica que adora livros e que ocupa o centro social da história graças a sua sensibilidade, simpatia e humanidade. Lilia também é autora de PERIFOBIA, RUA DO LARGUINHO e AMOR AVENIDA, entre outras publicações.

    Lilia conta, entre outras coisas, sobre como seu trabalho como auxiliar de enfermagem ajudou a compor alguns desses personagens, as origens e influências de sua escrita e como foi a construção desse Fim-de-Mundo que, apesar do nome, é onde muita coisa acontece. Saiba mais sobre O céu para os bastardos.

    E não se esqueça de seguir o Quarta Capa nas plataformas de áudio. :)

    ===
    Quem faz o Quarta Capa


    Quem faz o Quarta Capa:
    Apresentação: Ricardo Terto
    Produção, roteiro e edição: Ricardo Terto
    Pauta e apoio de produção: Lulie Macedo, Nathalia Pazini e Amanda Azevedo
    Artes: Mariana Neves
    Uma produção de Rebentar Central de Histórias.
    contato: [email protected]

  • Em setembro, a Todavia traz livros que nos convidam a experimentar as possibilidades da palavra. Desde o Pretuguês de Kalaf Epalanga até os quatro lançamentos de Antonio Candido, crítico literário considerado um dos maiores intelectuais do nosso país, autor de obras que nos ajudam a compreender a sociedade brasileira e suas questões a partir de personagens fascinantes e escritos que moldaram nossa cultura. De um romance familiar íntimo a um romance periférico que, dentro dos apontamentos sociais, também se mostra leve e humano. Do horror social apresentado em uma delirante graphic novel japonesa ao desafio social de investigar, de forma sóbria, a complexa relação entre religião e crime.

    Clara Karepovs conta os detalhes de cada um desses lançamentos neste Marca Página, que ainda conta com a participação do editor Mario Santin, contando suas primeiras impressões sobre o novo livro de Bruno Paes Manso, "A fé e o fuzil: crime e religião no Brasil no século XXI". Ouça agora e descubra sua próxima boa história. : )

    Saiba mais sobre os livros citados neste episódio em todavialivros.com.br

    Quem faz o Marca Página:Produção, roteiro e edição: Ricardo Terto
    Apresentação e roteiro: Clara Karepovs
    Apoio de produção: Nathalia Pazini
    Contato: [email protected]

  • Perdas e recomeços, memórias e ficção. Como narrar uma história a partir de experiências particulares? O programa de hoje traz uma conversa com Natalia Timerman, um dos nomes mais comentados da literatura contemporânea brasileira e que acaba de lançar seu novo e aguardado livro.

    Em AS PEQUENAS CHANCES, Natalia - a narradora, não a escritora - encontra num aeroporto, por acaso, o médico de cuidados paliativos que atendeu seu pai, Artur, em seus últimos dias de vida. A conversa desperta nela toda a experiência da perda, ainda próxima e repleta de cicatrizes. Artur era médico, então a notícia da volta do câncer vem seguida da certeza da finitude. A morte vira um assunto entre a família, e acompanhamos com rara delicadeza não apenas o declínio físico de Arthur, mas os efeitos deste declínio na vida dos filhos, da esposa e dos netos.

    O livro também tem alguns momentos surpreendentes que cabe ao leitor descobrir quando ler. Nesse papo com Ricardo Terto, a autora conta detalhes do seu processo criativo, da escrita mental ao tempo de gaveta, as escolhas durante o percurso de construção da história e suas reflexões sobre o fazer literário.

    > Saiba mais sobre As Pequenas Chances

    E não se esqueça de seguir o Quarta Capa nas plataformas de áudio. :)

    Quem faz o Quarta Capa:
    Apresentação: Ricardo Terto
    Produção, roteiro e edição: Ricardo Terto
    Pauta e apoio de produção: Lulie Macedo e Nathalia Pazini
    Artes: Mariana Neves
    Uma produção de Rebentar Central de Histórias.

    contato: [email protected]

  • Em agosto a Todavia traz um cardápio variado de lançamentos para todos os gostos literários. Do clássico alemão nas narrativas curtas a dois aguardados romances de autoras queridas da casa. Do ensaio que investiga a filosofia política à poesia que investiga as devastações pessoais e coletivas. Do livro reportagem que aborda um crime bárbaro ao relato sobre a condição da mulher negra escritora hoje. Uma diversificação de temas que passam por feminismo negro, escapismo, amizade, luto, justiça e muito mais. Pegue o caderno para anotar e ouça agora o Marca Página do mês.
    Não se esqueça de seguir o podcast na sua plataforma de áudio favorita. :)

    Quem faz o Marca Página:Produção, roteiro e edição: Ricardo Terto
    Apresentação e roteiro: Clara Karepovs
    Apoio de produção: Nathalia Pazini
    Contato: [email protected]

  • Quem somos nós diante de algo inevitável? Quais os fragmentos que compõem a nossa vida e como as turbulências do mundo interferem nos nossos dramas particulares?

    O episódio 39 do Quarta Capa traz uma conversa com o autor Tiago Ferro. Seu primeiro romance, O PAI DA MENINA MORTA, surpreendeu e conquistou crítica e público, levando os prêmios São Paulo de Literatura e o Jabuti, sendo publicado também em Portugal, Argentina e Colômbia.
    Agora, a Todavia lança o seu segundo romance, O SEU TERRÍVEL ABRAÇO, em que traz como personagem um escritor intelectual branco paulistano de classe média, convivendo com todas as suas contradições e questões sociais, e que se vê, aos 40 anos, diante de uma doença terminal.

    Com uma narrativa fragmentada que flerta com o ensaio e o comentário social, O SEU TERRÍVEL ABRAÇO retoma, por meio de interferências na vida de seu protagonista, eventos marcantes, inusitados e emblemáticos dos últimos anos da política brasileira a partir de junho de 2013.

    O papo de hoje é sobre esse labirinto criativo e instigante que Tiago consegue produzir na sua escrita, onde diferentes elementos se conectam de forma muito engenhosa. O autor traz também reflexões sobre a crítica literária contemporânea e a relação entre autor, público e obra no fazer literário.

    ===

    Compartilhe o Quarta Capa nas suas redes sociais e não se esqueça de seguir o podcast nas plataformas de áudio. :)

    ===
    Quem faz o Quarta Capa:
    Apresentação: Ricardo Terto
    Produção, roteiro e edição: Ricardo Terto
    Pauta e apoio de produção: Lulie Macedo e Nathalia Pazini
    Artes: Mariana Neves
    Uma produção de Rebentar Central de Histórias

  • Julho nos traz mergulhos íntimos, afetivos e históricos, onde histórias e relatos pessoais refletem crises sociais, políticas e amorosas. Distopias inquietantes embarcam ao lado de conflitos familiares e investigações sobre o passado, se apresentando desde a forma clássica de contos impecáveis até a linguagem híbrida de um ensaio engenhoso. Se você gosta de leituras profundas, já pode começar a separar espaço na prateleira, porque tem muita coisa boa para folhearmos com os ouvidos no Marca-página Lançamentos de julho de 2023.
    Não se esqueça de seguir o podcast na sua plataforma de áudio favorita :)
    Quem faz o Marca Página:Produção, roteiro e edição: Ricardo TertoApresentação e roteiro: Clara KarepovsApoio de produção: Nathalia Pazini
    Contato: [email protected]

  • Como escrever sobre algo tão inconcebível que passamos a vida inteira tentando encontrar um significado? A convidada de hoje do Quarta Capa tem uma obra consistente e intensa que gira entre personagens que encaram de alguma forma a questão da morte. A perda, o luto, a solidão, a busca por sentidos e caminhos, a partir de narradoras esculpidas de maneira muito hábil. Em "NÃO FOSSEM AS SÍLABAS DO SÁBADO” Mariana Salomão Carrara nos traz um romance sensível e brutal, que além do luto, nos fala sobre maternidade e possibilidades de recomeço. Um mesmo evento trágico envolve Ana, a narradora, sua vizinha Madalena e seus respectivos maridos, que morrem na mesma situação, revirando do avesso a vida de ambas de uma hora para outra. Mariana conta neste papo sobre a criação das vozes de suas personagens, a elaboração do enredo e da linguagem, além das escolhas que precisa fazer durante seu processo de escrita.

    Saiba mais sobre Não Fossem As Sílabas do Sábado.
    E não se esqueça de seguir o Quarta Capa nas plataformas de áudio. :)

    Quem faz o Quarta Capa:
    Apresentação: Ricardo Terto
    Produção, roteiro e edição: Ricardo Terto
    Pauta e apoio de produção: Lulie Macedo e Nathalia Pazini
    Artes: Mariana Neves

    Uma produção de Rebentar Central de Histórias.

    contato: [email protected]

  • Os nossos lançamentos de junho trazem jornadas marcadas por diversos olhares. Olhar para o passado, que retorna com seus traumas mais perturbadores; para a cultura televisiva e o surgimento da violência como espetáculo sensacionalista popular; para um país bifurcado a partir da jornada dramática de um homem; para o existencialismo negro e sua ligação com as manifestações políticas e sociais do nosso tempo; para a guerra invisível de um dos principais nomes do modernismo; para o futuro tecnológico que questiona o significado do trabalho – ou o trabalho sem significado.
    Para não perder de vista novos episódios, não esqueça de assinar o podcast em sua plataforma favorita! :)

    Quem faz o Marca Página:

    Produção, roteiro e edição: Ricardo Terto
    Apresentação e roteiro: Clara Karepovs
    Apoio de produção: Nathalia Pazini
    Contato: [email protected]

  • Assim como na ficção, bons livros da não ficção também são resultado de um extenso trabalho de pesquisa, organização, edição, elaboração de tom e ritmo – um repertório criativo essencial para cativar o leitor e suscitar as mais diversas reflexões. Em RACISMO BRASILEIRO: UMA HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DO PAÍS, a historiadora e professora Ynaê Lopes dos Santos enfrentou o desafio de tratar de um dos temas mais sensíveis da sociedade brasileira. Desde o período colonial até os dias atuais, ela analisa como o racismo tem sido um fator central na formação do Brasil.
    No papo com Ricardo Terto, Ynaê, que também é colunista do portal DW Brasil e colaboradora do podcast Projeto Querino, compartilha a motivação do projeto e os obstáculos enfrentados durante a sua execução – uma pandemia, dois filhos pequenos, aulas online, e por aí vai. Além disso, discute a importância de preencher as lacunas históricas, a sua formação dentro da militância e como se empenhou em escrever um livro possa ser lido por qualquer um que queira se dedicar ao tema.

    Saiba mais sobre RACISMO BRASILEIRO: UMA HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DO PAÍS

    E não se esqueça de seguir o Quarta Capa nas plataformas de áudio. :)===

    Quem faz o Quarta Capa:
    Apresentação: Ricardo Terto
    Produção, roteiro e edição: Ricardo Terto
    Pauta e apoio de produção: Lulie Macedo e Nathalia Pazini
    Artes: Mariana Neves
    Uma produção de Rebentar Central de Histórias.

    contato: [email protected]

  • Os nossos lançamentos de maio poderiam também ser definidos como percursos pela memória – pessoal e coletiva –, protagonizados, principalmente, por mulheres. A memória como afeto, documento, território e (por que não?) trilha musical. Na esteira das novidades que chegam por aqui, falamos também sobre o aguardado SALVAR O FOGO, novo romance de Itamar Vieira Jr, que neste episódio ganha comentário de Isadora Mendes, do Comercial da Todavia, sobre suas primeiras impressões.

    Por falar em memória, não esqueça de assinar o podcast em sua plataforma favorita para receber os novos episódios! :)

    Quem faz o Marca Página:
    Produção, roteiro e edição: Ricardo Terto
    Apresentação e roteiro: Clara Karepovs
    Apoio de produção: Nathalia Pazini
    Contato: [email protected]